Postado em: 6 - maio - 2013

Educar para democracia tem se tornado uma preocupação crescente nos parlamentos do mundo todo. Para isso, são desenvolvidos ações e programas que levem à apropriação de práticas, conhecimentos e valores que promovam a democracia, inclusive nas escolas, já que esse ambiente educativo é um lugar privilegiado para que nossas crianças e jovens aprendam lições de cidadania e democracia.

Nesse sentido, a Câmara dos Deputados desenvolve o programa Missão Pedagógica no Parlamento. Seu objetivo principal é oferecer aos educadores formação em educação para democracia.

Anualmente, professores de todos os estados brasileiros têm a oportunidade de participar de uma intensa semana de formação em Brasília-DF. Aqui, aprendem e socializam saberes e práticas sobre como fazer da escola um espaço para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania.

O Programa tem início com um módulo a distância, para ajustar alguns conceitos voltados para a cidadania e para a democracia. Entre os participantes desse módulo, são selecionados 54 (dois de cada Estado e dois do Distrito Federal) para o encontro presencial em Brasília – DF e, em seguida, esses professores passam a discutir, mediatizados pelo ambiente virtual, de forma prática, de acordo com suas realidades, projetos a serem implementados.

As atividades do Missão Pedagógica – versão 2013 – estão programadas para iniciarem em junho. PARTICIPE!

Conheça melhor este e outros programas da Coordenação de Educação para a Democracia em: http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/edulegislativa/educacao-legislativa-1/educacao-para-a-democracia-1

COMPARTILHE